13º TEMA - CLASSROOM
"O Google Classroom é um serviço gratuito feito especialmente para professores e alunos. Inicialmente criado para as escolas que fazem parte do projeto Google for Education, ele faz uso do serviço de armazenamento em nuvem Google Drive, a fim de que possam facilitar a relação entre os estudantes, os professores e os deveres de casa.
Uma vez que a turma esteja conectada, as tarefas passam a ser organizadas de forma online. Além dessa facilidade, esse aplicativo, que já pode ser utilizado também em aparelho celular, possibilita ao aluno tirar fotografias e compartilhar os arquivos de outros aplicativos com os seus amigos. Qualquer um dentro do grupo de aula poderá enviar arquivos PDF para o restante da turma pelo celular.
Como funciona o Google Classroom?
A ferramenta funciona, basicamente, como um sistema que gerencia todos os conteúdos, sendo mais um dos aplicativos disponibilizados pelo Google. O seu principal objetivo é facilitar e tornar simples a criação, a distribuição e a avaliação dos trabalhos.
Hoje o aplicativo já se encontra disponível, de forma gratuita, tanto nos navegadores web quanto nas formas de aplicativos para os sistemas Android e iOS. Graças à sua navegação otimizada, é possível utilizá-lo de qualquer dispositivo.
Para poder utilizá-lo, é necessário apenas que se tenha uma conta no Google. Já tendo, é só você baixar o aplicativo e fazer o login.
Após logar no aplicativo, você já terá a permissão para criar uma sala de estudos. Para isso, você terá que clicar no ícone “+”, que fica do lado do e-mail, para poder criar a sala. Após isso, clique em “criar turma”, nomear a turma e descrever o assunto e o tópico principal dela.
Qualquer pessoa que tenha conta no Google poderá fazer uso do aplicativo. Mas se for o professor e ele tiver associação a alguma escola, é recomendado que ele associe a sala de aula virtual com o perfil profissional da escola."
Referência do texto
Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/saiba-o-que-e-o-google-classroom.html> Acesso em: 07 de set. de 2020.