top of page
insta.png

3° TEMA: INSTAGRAM

​O aplicativo instagram ganhou destaque por ser uma mídia social que obteve, desde o seu início, outubro de 2010, uma adesão massiva de usuários. Sua criação advém de um novo olhar, especialmente quando observado o avanço da internet, assim, acadêmicos, pesquisadores da imagem fotográfica e demais estudiosos passaram a teorizar a cerca da representatividade desta ferramenta e de seus usos aos usuários. Silva (2012) apresenta o aplicativo como um espaço em que os indivíduos se materializam, ou seja, o Instagram "está na moda" (grifo nosso) expondo consigo o ponto de vista da intimidade, das relações do consumo, das experiências da sujeito. Tal suposição pressupõe uma espera ou convicção na promessa de ser visto, não ser esquecido. Algo muito parecido como pensamos em uma dimensão biográficas para as narrativas contemporâneas. 

A proposta de inserção desta rede social na área de Linguagens e Códigos advém da relação proximal existente entre a tecnologia (ambientes semióticos) e os processos inerentes à gramática dos aspectos verbais e não verbais. Recuero ( Apud, PIRES, 2013, p.28), discorre que o Instagram pode ser classificado como uma rede social emergente, pois a mesma "se constrói através da interação entre usuários em comentários e discussões que se criam em torno das imagens.

Essas redes emergentes tratam de ambientes virtuais cujas conexões entre o "nós" emergem através das trocas sociais realizadas pela interação social e pela conversão através da mediação do computador e isso interessa; e é atrativo aos alunos. Compartilhar postagens/imagens permitirá a adequações e determinados padrões de comportamentos que são atrelados a grupos sociais valorizados positivamente, sendo o Instagram uma ferramenta onde eventos, como comentar e "curtir" algumas imagens são constantes, há a perspectiva de que haja uma aproximação e uma confiança entre os usuários, e esperamos que o compartilhamento e a discussão dos conteúdos postos proporcionem ao aluno e ao professor mais um espaço importante de auxilio do processo de ensino/aprendizagem. 

A criação de um ambiente no Instagram, além de colaborar junto ao processo de valorização da leitura dos textos, dos aspectos gramaticais e literários, também deixará como registro um catálogo analítico dos resultados dos acessos à página, assim como de como se deu o processo de aceitação e participação efetiva dos alunos ao ambiente.  

Referência do texto base:

SANTOS, Herbert Nunes de Almeida. Estudantes na rede: o Instagram e sua colaboração no processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa e literatura brasileira. In: IV CONEDU 4., 2017, João Pessoa. Anais. João Pessoa: realize 2017. p.1 - 6.

Disponível em:  https:// www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/ TRABALHOS EVO073 MD4 SA1 1 ID9378 05102017213931 .pdf

  • Videoaula

  • Opções de uso da rede na educação:

           ° Perfis educativos

3° TEMA - INSTAGRAM: Recursos
bottom of page