7° TEMA: YOUTUBE
USO DO YOUTUBE NA SALA DE AULA
Em junho de 2005, o site YouTube foi lançado e tendo como fundador Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karin, não era meramente um site exclusivo, mas sim de compartilhamento de vídeos na internet, visando uma melhor qualidade neste serviço; atualmente o site está presente em mais de 75 países e disponível em 61 idiomas, contando com mais de um bilhão de usuários (YOUTUBE, 2015).
Autores como Burgess e Green (2009) em seu livro “YouTube e a Revolução Digital” pela editora Aleph, contextualizam a ideia de que o YouTube insere-se na política de cultura popular 31 participativa, e ainda descrevem como essa ferramenta tornou-se a maior aglutinadora de mídia popular e empresarial de massa na internet no início do século XXI.
Indivíduos de áreas diferentes (educação, tecnologia, entretenimento, artistas e outros) unemse nesta massa corporativa de mídia a fim de compartilhar conhecimento, opinião, discussões ou mesmo críticas a assuntos que lhe são pertinentes. De acordo com Burgess e Green (2009, p.18), o momento de esplendor do YouTube se deu no ano de 2006, quando a empresa Google pagou 1,65 bilhão de dólares pelo site, agregando-o ao seu leque de serviços ciberculturais. Segundo os mesmos autores, em 2008, o site era um dos mais visitados do mundo, através de seu dinamismo para o entretenimento, o que hospedava em torno de 86 milhões de vídeos que consolidou o YouTube como um portal colaborativo e multiparticipativo fascinando inúmeros usuários de diversos locais no mundo.
APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O USO DO YOUTUBE
A utilização dos vídeos do YouTube em qualquer disciplina auxilia na construção de novos conhecimentos, a educação e a reeducação audiovisual, dinamiza o olhar do aluno, a criticidade, a reflexão, o estimula a pesquisa, o compartilhamento de experiências, as competências individuais e também o trabalho em grupo. Um canal específico para a educação: YouTubeEducom parceira com a Fundação Lemann que disponibiliza conteúdos de alta qualidade e vídeo sobre diferentes disciplinas através de professores e não professores que possam disponibilizar conteúdo para o Brasil. Para isso, foi reunido uma equipe de curadores da fundação Lemman e o YouTube que definiram uma base de avaliação para esse vídeos para que possam entrar na plataforma e serem visualizados. (YOUTUBE, 2015) 32 Portanto, para a utilização do YouTube em sala de aula o professor deve atentar-se a certos aspectos:
- Se o vídeo favorece o encontro de imagens não encontradas nos livros didáticos;
-Se ajuda o aluno a conhecer as mudanças sociais, climáticas, naturais, econômicas e políticas, dinamizando a correlação entre o passado, o presente e o futuro;
-Verificar se as dinâmicas visuais do vídeo estão de acordo com os processos geográficos, históricos, sociais, antrópicos ou naturais;
- Utilização de documentários ou aulas com conteúdos fidedignos e linguagem acessíveis a idade da turma;
- Auxilia ao aluno a correlacionar com seu espaço vivido;
-Desperta a criticidade e a reflexão para os problemas pessoais, através de sons, imagens e textos.
Referência do texto-base: ALMEIDA, Ítalo D’artagnan et al. Tecnologias e educação: o uso do youtube na sala de aula. In: Anais II CONEDU, 2. 2015, Campina Grande: Realize, 2015. p. 1 - 12. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA4 _ID8097_06092015214629.pdf 33
Para pensar:
1) Em quais disciplinas podemos usar recursos do Youtube? Como usar?
2) Na sua opinião, quais o roteiro que o professor deve seguir para escolher vídeos do youtube para usar como recurso pedagógico?