top of page
videoaulas-do-fisco5365.png

11° TEMA: COMO PREPARAR VIDEOAULAS

​Na atualidade, em razão da supremacia dos meios tecnológicos na sociedade contemporânea, um “novo” domínio discursivo tem sido originado, possibilitando, assim, a emergência de inúmeros gêneros discursivos no meio virtual em consonância com outros já estabilizados e legitimados socialmente, como é caso das aulas transformando-se em videoaulas. De fato, este tipo de gênero responde, e muito, às novas demandas sociais, que, aliadas ao fluxo cultural de uma sociedade, tendem a se materializar em também novas práticas educativas, interativas e mercadológicas. A videoaula marca sua atividade enquanto aula ministrada por meio de vídeo, contudo há ainda outras diferenças a serem assinaladas, principalmente no que concerne às aulas presenciais e às videoaulas poderem ser compreendidas como gêneros diversos. Em termos discursivos, de acordo com as palavras de Camargo et al. (2011:9), (...) na aula presencial o professor poderá moldar seu texto em relação ao ambiente e ao público presente (...). O professor, nesse caso, não pode apagar o que diz e é levado pela dinâmica da sua própria fala, utilizando recursos da linguagem como modalizações, fórmulas fáticas e da linguagem própria do ambiente (no caso de a sala possuir ou não lousa, projetor de slides, etc.). (...) Na videoaula a linguagem é mais objetiva, sem muitas reformulações, mesmo porque ela pode ser gravada a partir de um roteiro. Além disso, durante a gravação, se o professor erra algo em sua fala, a edição do vídeo pode excluir esse erro. A linguagem se apoia em um sistema de referência intradiscursivo, sendo autossuficiente, uma vez que o ambiente não é partilhado e o discurso será “preso” dentro da gravação. A videoaula também faz usos de outros recursos possíveis, assim como na aula presencial, mas que são próprios do seu tipo de mídium.

De acordo com Bakhtin (1997) e seu Círculo, os gêneros do discurso estão fortemente condicionados a diferentes esferas de atividade humana, logo são inesgotáveis. Da mesma forma, os gêneros passam por adaptações e ampliações à medida que o campo no qual emergem também se modifica.

Referência do texto-base: 

MUSSIO, Simone Cristina. Uma questão de estilo: as singularidades do gênero videoaula youtubiana de escrita/redação científica. Atas do V SIMELP, 2017. 

11° TEMA - VIDEOAULAS: Recursos
bottom of page