1° TEMA: FACEBOOK
FACEBOOK: REDE SOCIAL EDUCATIVA?
As redes sociais representam uma nova tendência de partilhar contatos, informações e conhecimentos. O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo para interagir socialmente. Esta interação surge essencialmente pelos comentários a perfis, pela participação em grupos de discussão ou pelo uso de aplicações e jogos. É um espaço de encontro, partilha, discussão de ideias e, provavelmente, o mais utilizado entre estudantes.
O Facebook é uma ferramenta popular; fácil de usar; não necessita de desenvolvimento interno ou de aquisição de software; é útil para alunos, professores e funcionários; permite a integração de diversos recursos no Facebook (RSS feeds, blogs, twitter, etc.); fornece alternativas de acesso a diferentes serviços; permite o controle de privacidade (podemos controlar a informação que queremos que os outros vejam sobre nós).
Com o objetivo de apresentar o potencial educativo do Facebook, sugerimos explorar e utilizar a as aplicações desta rede social que consideramos terem utilidade educativa e destacamos a seguir:
O Facebook pode ser utilizado como um recurso/instrumento pedagógico importante para promover uma maior participação, interação e colaboração no processo educativo, para além de impulsionar a construção partilhada, crítica e reflexiva de informação e conhecimento distribuídos em prol da inteligência coletiva.
Referência do texto usado: GONÇALVES, R. Patrício e V. Facebook: rede social educativa? In: Anais I Encontro Internacional TIC e Educação, 1., 2010, Lisboa: Ipb, 2010. p. 593 – 598. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/3584/1/118.pdf.
Para pensar:
Você já usou o facebook como ferramenta pedagógica? Como foi?
Justifique o que achou da experiência relatada acima?
Você conhece e usa com seus alunos as ferramentas de aplicações dessa rede social?
Duração: uma semana. De 09 a 14 de junho de 2020.